O Programa de Aceleração da Indústria 4.0 no Agroalimentar contempla as seguintes atividades:

  • Auditorias Agro PME 4.0
  • Plano de ação
  • Apoio à implementação PA
  • Avaliação e redefinição do plano de ação

Auditorias Agro PME 4.0

Após as intervenções de sensibilização e workshops para Estruturação para um ecossistema de inovação regional Industria 4.0, onde foram sinalizadas algumas ideias com potencial de negócio através da incorporação de novas tecnologias 4.0, surge a oportunidade de fazer o acompanhamento de ideias de negócio.

Plano de Ação

No seguimento da fase anterior, e de modo a assegurar uma evolução seletiva de acordo com as capacidades e o potencial dos projetos serão identificados projetos que serão encaminhadas para uma fase de acompanhamento/aceleração mais aprofundado. Nesta, pretende-se o desenvolvimento de um possível projeto empresarial, e, deseja-se que seja desenvolvido um plano de negócios aprofundado que inclua uma previsão de mobilização dos meios de financiamento.

Apoio à implementação PA

Na sequência das duas atividades anteriores, prevê-se que, durante a execução do projeto, sejam apoiadas empresas na região de Trás os Montes e Alto Douro, no setor agroalimentar e seus subsetores com a introdução de tecnologia 4.0. Estas empresas terão o apoio de um mentor que fará acompanhamento especializado.

Avaliação e redefinição do plano de ação

Após a fase de implementação dos Planos de Ação, segue-se a fase de avaliação do impacto da execução das ações em cada empresa. Para avaliar o impacto das medidas adotadas é importante diagnosticar o posicionamento e estabelecer comparações relativamente à sua situação inicial.


Para se inscreverem no Programa de Aceleração da Indústria 4.0 no Agroalimentar, as empresas interessadas deverão preencher e submeter o formulário abaixo apresentado.